08/03/2009

Nosso dia!



Como já está a noite, espero que todas as visitantes desse blog tenham recebido homenagens e afins. Nós merecemos.
E a foto é meramente ilustrativa, porque eu sei que nenhuma estará lendo esse texto. HAHAHA

Hoje pra mim foi um dia bem comemorado. Morri de cólica o dia inteiro. Mais feminismo, impossível.
Isso não vem ao caso. Mas eu queria falar um pouco sobre esse dia.

o que de fato comemoramos? Olha, eu sempre defendi a questão que a mulher não é mais o sexo frágil como falam. Nós progredimos, querendo os machistas ou não. Aliás, para mim, o machismo é coisa de menino mal amado pela mãe na infância e com graves problemas psicológicos e que nunca conseguiram uma mulher na vida. Ok, opiniões distintas...
Hoje, nós comemoramos o dia de donas de lares, as mães, irmãs, avós... enfim. Mas para algumas coisas esse é um dia comum. Defendo a opinião que todos os dias é o dia da mulher. Dos homens também, por que não? Assim como todo dia é natal e mimimi. Puro clichê, eu sei.

Acontece que se não fosse pelo alto índice de mulheres violentadas (e caso você não saiba, 11% de meninas com mais de 15 anos já foram vítimas de espancamentos e em 56% dos casos derivam do pai ou companheiro) e em que apenas 40% denunciam abusos, provavelmente esse quadro mudaria. Hoje, teríamos orgulho de sermos mulheres e respeitadas, nos sentindo amadas por nossos companheiros e qualquer outra pessoa.
É triste essa realidade que nos assola, sentindo insegurança nas ruas e dentro de casa e sem saber direito o que fazemos, se ajudamos ou se fechamos os olhos. E quantos não preferem a segunda opção?

E não para por isso. Quantas não sofrem preconceito por serem "mães solteiras"? Sim, ainda há uma sociedade feudal e incrivelmente bem consolidada nesse país que cada vez mais progride apenas para o retrocesso. Uma mãe que se dobra em mais de uma para colocar comida, roupas e tudo o que uma criança precisa sem ajuda do pai que provavelmente não aguentou o fardo e se mandou. Isso é que deveria ter preconceito. O ato covarde de se abandonar uma criança, de não pensar em como isso afetaria á ela muito mais do que a mãe.

Há as que foram tiradas de lares e uma família de boa índole, pra cair em uma rede internacional de prostituição. Aliás, esse item me chama muito a atenção. Quantos de nós ainda não somos preconceituosos com isso? Eu seria hipócrita em afirmar que não tenho um "olhar diferente" sobre isso, e isso todos nós pensamos graças a nossa sociedade feudal. Eu tenho sim, mas eu não as julgo e eu respeito, ao menos é isso o que todos deveriam fazer. Como diz minha mãe "cada cabeça uma sentença".

Eu espero que nesse dia que se passou (praticamente) cada um que tenha lido esse texto, tenha percebido o quanto uma mulher realmente vale, que enxerguem que esse dia 8 de Março não é somente um único dia que nós temos que ser prestigiadas, lembradas. A nossa sociedade está mudando, nossos hábitos também e isso reflete no modo como nós vamos enxergar as coisas e meus queridos, isso inclui olhares de mães solteiras, mulheres violentadas, adolescentes abusadas e uma porção de coisas que acontecem com o nosso "sexo frágil" todos os dias.

Portanto, que esse dia não sirva somente para comprar uma rosa pra sua namorada ou dar um abraço na sua mãe, que isso sirva para você pensar melhor no quão as mulheres merecem atenção.

Um Feliz dia de todas nós!


(Fonte dos dados: IBGE)

Um comentário:

Mariana B. disse...

Você escreveu alguma coisa? Hein?

Ui, ui, ui uhauahua